CHILE - Valparaíso e Viña Del Mar
- francipenkal
- 24 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Depois de alguns dias na capital partimos para a praia. (Praia???!!! Pois é rolaram mudanças de planos)
Por opção nossa, a reserva no hostel de Santiago foi encurtada e ai conseguimos encaixar 3 dias de litoral em nossa passagem pelo Chile. Com um ônibus ao preço de 3000 pesos ou aproximadamente R$15 cada (horário mais barato) desembarcamos na rodoviária de Valparaíso.

Vista da praça Bismark - Valparaíso
Valparaíso, apesar de todas as suas particularidades que ainda serão mencionadas, é extremamente similar a muitas cidades no Brasil. É uma cidade portuária que já teve uma importância muito maior do que a atual no cenário econômico do país, possui um centro histórico muito bonito porém pouco preservado, tem um aroma característico de cidade pesqueira somado ao cheiro deixado pelos animais de rua e pelos restos das feiras de frutas e verduras que ocorrem todos os dias. (Alguém ai lembrou de Itajaí????).

Entrada do nosso Hostel.
Porém Valparaíso tem seus méritos históricos. Para quem não sabe (nós não sabíamos) por sua localização, Valpo (Como é chamada por seus moradores) era o ponto de encontro para abastecimento de mantimentos dos navios que iam do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico ou vice-versa, principalmente cargas americanas que iriam de uma costa do país a outra. Porém aconteceram duas coisas que mudaram drasticamente o curso da história na cidade, em 1906 a cidade foi atingida por um terremoto violentíssimo, levando muitas famílias de maior aporte financeiro a se mudarem, e em 1914 foi inaugurado o canal do Panamá o que reduziu drasticamente a circulação de barcos pela região, resultando assim em uma cidade de grande valor histórico/cultural porém de baixo respaldo econômico.

Parte do centro histórico de Valparaíso
Mas há uma outra cidade próxima de Valparaíso que visitamos, Viña Del Mar...

Castelo Wulff
Viña Del Mar foi construída a aproximadamente 10Km de Valparaiso principalmente depois do grande terremoto de 1906, os habitantes mais endinheirados de Valparaíso se mudaram e levaram seus empreendimentos. Em Viña Del Mar, esqueçam as construções antigas e os monumentos históricos, tudo ali é muito novo, até os castelos parecem novos. Estradas largas, grandes edifícios, ruas limpas, restaurantes chiques, o canto das gaivotas, cassino MUNICIPAL... (alguém aí lembrou de Balneário Camboriú ???)

Vista de Viña del Mar
Parece perfeito né, mas (tinha que ter um mas) A PRAIA É RUIM DE MORRER, uma areia grossa, uma inclinação absurda, você dá 2 passos e já tem água na cintura, e uma água GELADA até os ossos! Na boa se alguém convidar você para vir a Viña Del Mar, venha por que é bonito, para tentar comer nos restaurantes legais, para bater foto, mas NÃO VENHA POR CAUSA DA PRAIA. (Não foi o nosso caso só para deixar claro).
Alguns tópicos (interessantes ou não) sobre Valparaíso e Viña del Mar
Os ônibus que circulam na região são de propriedade do MOTORISTA. Apesar de a maioria serem uns paus velhos, são bem frequentes, o preço compensa e não ficam superlotados. (CHUPA BLUMENAU)
Pichações e grafismos são permitidos em VALPARAÍSO, em Viña del Mar você iria preso eu acho. (E em sua maioria são desenhos muito bonitos ou mensagens de protesto interessantes)
O time de futebol mais antigo do Chile é de Valparaíso, o Santiago Wanderers.
Com paciência é possível mobiliar uma casa com o comércio de rua de Valparaíso. Tem livros, cadeiras, vasos, rádios, roupas, brinquedos... (não compramos nadinha... >P)
Todo ano acontece a Red Bull Cerro Abajo, onde ciclistas disputam para ver quem desce mais rápido os morros de “Valpo”. (Foi no final de semana que estávamos lá!!! :) )
Em 2010 ocorreu outro grande terremoto em "Valpo" e por conta deste ainda há muitos monumentos interditados.
Depois desse "pulo" na praia voltaremos a capital com mais alguns detalhes sobre Santiago e o Chile...

Ano que vem "tamo" aí descendo também. (SQN)
Commentaires